sábado, 10 de janeiro de 2009

Vou começar hoje

É verdade, vou começar hoje.
Calma eu já explico.
Vou começar hoje a pôr aqui os meus poemas mais antigos por uma ordem mais ou menos cronológica. Vou começar a escrever aqui o que poderá vir a ser a compilação dos meus escritos.
E começo pelo que tenho a certeza que foi o primeiro e que se chama MEDITAÇÃO.

Tu! Oh, velha árvore,
Que tanto viste neste jardim,
Diz-me que se passa comigo,
Porque se riem de mim.

Tu! Oh, velha árvore,
Diz-me, sem mentir,
Porque será que há no mundo
Tanta falta de sentir.

Será isto justo?
Será isto fatal?
Tu! Oh, velha árvore,
Diz-me o que é real.

Não há no Mundo
Maior felicidade do que amar.
Tu! Oh, velha árvore,
Diz-me se isto é exagerar.

Tu! Oh, velha árvore,
Que tanto viste neste jardim,
Diz-me se, na verdade,
O amor não é para mim.


E agora uma brincadeira que fiz com os títulos de um dos festivais da canção nacional. Chama-se DECLARAÇÃO - FESTIVAL

Tu és para mim "um grande, grande amor"
És aquilo que trago "guardado em mim".
Para mim seria o "concerto maior"
Ouvir tua "doce" voz, dizer sim.

Mas nesta "página em branco"
Não quero dar-te "música portuguesa"
"Self made man" não, sou franco.
Se precisares de mim, ajudar-te-ei com certeza.

Talvez lá para "Agosto em Lisboa"
Eu te esqueça de vez,
E que deixe de andar à toa
Após esta "lição de Português".


Entre aspas estão todos os títulos concorrentes a esse festival.

E por hoje acabo com um bem antiguinho também e que é um exercício à volta de uma só palavra. Seu título UM SONHO.

A vida é um sonho.
Mas será só isso, o sonho?
Eu sonho
Que não é só isso, o sonho.
O sonho,
Para além do sonho,
É mais que um sonho:
É uma realidade de sonho,
Que tem a importância de um sonho.
E como só há importância no sonho,
Eu sonho
Que todos têm um sonho:
Ser algo mais que um sonho,
Porque o sonho
Não passa de um sonho,
É um sonho.
E prontos, eis o meu sonho
Que não passa de um sonho,
Por ser um sonho.

Espero que gostem.
Até à próxima.

2 comentários:

João disse...

Excelente, Luís, excelente. Não só os teus poemas (isso já eu sabia), mas a ideia de os deixares aqui para nós.
Um abraço

Anónimo disse...

Finalmente, finalmente.......Dás-nos o prazer de partilhar contigo uma das muitas coisas fabulosas que se encontra na tua pessoa;a tua poesia, as tuas (nossos agora também) brincadeiras "linguísticas", enfim um pouco de ti...

Bem hajas.