Aqui estou de novo. Escrevo porque a desconfiança e a grande raiva me assolam mais uma vez.
Antes de explicar importa esclarecer que não sou um qualquer "Velho do Restelo" contra os ventos da modernidade que sopram sempre e sempre nos acompanham.
Mas quero levantar a voz contra o que me parece ser a tentativa velada de matar um dos símbolos do nosso passado e que continua a trazer-nos momentos de grande beleza e serenidade.
Falo-vos dos acidentes continuados na belíssima LINHA DO TUA.
Investiguemos apenas factos.
1 - É um facto que o número de acidentes aumentou grandemente desde que se fala em construir a barragem do Tua;
2 - É um facto que esta nova barragem vai trazer, se vier a ser construída, 324 megawhat o que significa em termos mais inteligíveis que a energia produzida não chega para Trás-Os-Montes, logo terá de ser colmatada de outra forma;
3 - É um facto que esta linha movimenta cerca de 40.000 turistas por ano;
4 - É um facto que esta linha está entre as 5 mais belas linhas da Europa segundo um vasto leque de operadores turísticos estrangeiros.
(Beleza a cores e a preto e branco)
Analisemos agora a envolvência desta questão. Para tal socorro-me de fotos que gentilmente me foram enviadas por um Amigo de Mirandela, Pedro Bahamonde, e de fotos e algum texto de um senhor de nome Rui Rodrigues e que se encontram nos seguintes sites:
A linha do Tua foi inaugurada em 1887, curiosamente no seu troço actual, Foz do Tua - Mirandela, tendo sido prolongada até Bragança em 1905. Em 1991 foi de novo reduzida até Mirandela, o que já na altura causou bastante polémica, eram então Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, o Eng. Joaquim Ferreira do Amaral e Primeiro Ministro o Dr. Aníbal Cavaco Silva, que coincidência. O que é que os senhores de Trás-Os-Montes teriam feito ao nosso Presidente?
A polémica criada à volta do encerramento do troço Mirandela - Bragança prendeu-se com o facto de, não contando com as capitais de distrito insulares, esta (Bragança) passava a ser a única sem serviço de linha férrea. Já em 1991 estávamos a contribuir decisivamente para a desertificação do interior do País. Se virmos bem quase todos os produtos da zona eram escoados por via férrea, sobretudo a cortiça, os cereais, a azeitona e o melhor azeite do Mundo, premiado internacionalmente já várias vezes.
(Estações de Rossas e Mosca, abandonadas em 1991)
Vem-se agora falar da construção de uma barragem da foz do Tua. Se for construída com a cota prevista de 195m, 90% da Linha do Tua ficará submersa, cortando assim uma das poucas ligações de transporte entre Mirandela e o Porto (via Linha do Douro) e vice-versa, para pessoas e bens. Mais uma vez se vai contribuir para a desertificação do interior pois a falta de comboio, aliada à precária rede viária que liga Trás-Os-Montes ao resto do País, leva as pessoas a migrar para locais mais bem servidos socialmente.
Mas como é necessário construir a bem dita barragem e as populações se opõem, então há que criar na opinião pública a sensação de insegurança à volta da Linha mais bonita de Portugal.
(Mais duas imagens para atestar da beleza estonteante desta viagem)
Realmente parece a teoria da conspiração, mas não será estranho que, desde que se fala da barragem, tenham acontecido mais acidentes do que quase em toda a longa vida, de mais de 120 anos, desta Linha do Tua?
E mais uma vez o zé jornalista tem a faca e o queijo na mão mas o que publica é o sensacionalismo do acidente, mas quase não fala da estranheza que é não se conseguirem determinar as causas deste último acidente, em que infelizmente faleceu uma pessoa. Dizem as investigações que não houve erro humano, que a via estaria em bom estado e que a composição também era de confiança e que, portanto, é difícil explicar o inexplicável.
É triste viver num País em que os interesses das grandes empresas se sobrepõem aos INTERESSES NACIONAIS. Será que alguém ainda se lembra do que é INTERESSE NACIONAL? Deixem de ser espanhóis. Sejam PORTUGUESES.
Até à próxima e, como dizia o meu amigo Hugly Kid Tony, fiquem benzinho.
1 comentário:
Amigo Lion muito obrigado por te unires a todos os que estamos contra esta barbaridade, que governantes que só veem interesses financeiros e numeros, querem fazer com esta historica linha.
porque não construir uma série de mini-hidricas como a da ponte açude de mirandela?
ou só conta o valorizar os terrenos que sertos "politicos" da região adquiriram recentemente?
e se estava tudo bem como esplicar que miudos com as mãos desapertem as cabilhas? quem passou primeiro a soltalas?
investiguem a sério .
Pedro
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