sexta-feira, 9 de maio de 2008

A montanha pariu um rato

Pois é verdade.

Como é costume em Portugal, os poderosos safam-se sempre.

Refiro-me à vergonhosa sentença de condenação de FCPorto e Boavista FC numa das conclusões do apito final.

Dois clubes com a mesma culpa no cartório têm punições diferentes.

- O Boavista desce de divisão, o Porto só perde 6 pontos quando já é cómodo perdê-los;

- O Boavista tem de pagar 180.000 € de multa, o Porto só 150.000 €;

- O presidente do Boavista castigado 4 anos, o do Porto só 2.

Sempre me ensinaram que ou há moralidade ou comem todos. Porquê esta diferença? É que sempre foi assim. Aqui ficam alguns exemplos:

- Sá Pinto agrediu Artur Jorge num local público, levou um ano de castigo sem poder jogar em Portugal. 2 semanas apenas depois deste acontecimento, Jardel (então no Porto) e João Vieira Pinto (então no Benfica) pegaram-se ao soco no estádio da luz e levaram um jogo de castigo cada um. Há relativamente pouco tempo o brasileiro selecionador de Portugal tentou a agressão a um atleta dentro do recinto desportivo, a Federação Portuguesa de Futebol apoiou-o, nunca o castigando por tal acto.

Vejam esta comparação, é muito menos grave, perante os olhos dos nossos dirigentes desportivos, andar ao murro dentro dos recintos desportivos onde se pugna pelo fair-play e pelo desportivismo, do que num local público que nada tem a ver com um recinto desportivo. Ou será que Sá Pinto foi castigado por ter conseguido fazer o que milhões de benfiquistas queriam fazer e não tinham coragem? Ou será ainda que Sá Pinto foi castigado porque envergava a camisola às riscas verdes e brancas e essas não são as cores de Porto e Benfica? É que parece que para se ser castigado não se pode pertencer àqueles dois clubes.

- Outro exemplo de dualidade de punições: numa época encontram-se Benfica e Sporting numa final da Taça de Portugal, a festa do futebol português. Um elemento da claque No Name Boys do Benfica dispara um very-light militar e mata do outro lado do Estádio Nacional (uma das grandes obras do Estado Novo) um adepto do Sporting. Castigo para o Benfica zero. Na mesma época, num jogo entre as mesmas duas equipas no Estádio José Alvalade, a Juventude Leonina mandou para o relvado oito tochas de fumo o que obrigou a interromper o referido jogo. Castigo para o Sporting 1 milhão de escudos (mil contos). Num jogo da mesma época entre os dois rivais de Milão (Inter e AC Milan), um adepto do AC Milan manda com uma garrafa de Coca-Cola e acerta no calcanhar do fiscal de linha, não tendo resultado nenhuma lesão no senhor. Castigo para o AC Milan, 3 jogos em casa para o campeonato a jogar à porta fechada sem receita portanto, multa e perca dos 3 pontos do jogo que disputou com o Inter. Então já acreditam que é preciso não se ser do Benfica ou do Porto para se ser castigado? o caso dos de Milão era só para entenderem a gravidade dos actos. Matar uma pessoa é um acto normal, já os outros provadamente não o são. O que aconteceria se a mão do jovem que disparou o Very-light estivesse virada para o camarote presidencial em vez de estar virada para o outro lado? Nada de diferente com certeza pois, se acertasse no Presidente da República, estaria a matar outro adepto do Sporting.

- Ainda outro exemplo: no passado fim de semana, resultante dos scores dos diversos jogos da jornada, ficou o Sporting no segundo lugar do campeonato, com 2 pontos de avanço do Vitória de Guimarães e 3 do Benfica, ficando adiada a decisão desse segundo lugar para a última jornada. Durante a semana foram consecutivamente inventadas histórias à volta da equipa do Sporting de modo a tentar desestabilizar a juventude quea compõe Na passada 4ª. Feira foi a possível interdição de Alvalade por um jogo, por causa do comportamento das claques num jogo de há um mês atrás. Na 5ª. Feira foi o possível castigo a Yannick Djaló por 2 jogos, por causa de um gesto a pedir silêncio depois de festejar o golo (quantos não fazem isso). Na 6ª. Feira foi a história de que o Sporting teria ordenados em atraso, desmentido pela própria fonte 6 horas após divulgado.

Os milhões que o segundo lugar proporciona, estão a movimentar os acólitos do Benfica de modo a preparar o assalto ao segundo lugar na última jornada, roubando V. de Guimarães e Sporting para lá chegarem.

Mais não digo por hoje.

Sem comentários: